O jogo como situação desencadeadora de aprendizagem matemática em um contexto de Educação Especial

Autores/as

Palabras clave:

Conceito de número, Nexos conceituais, Experiência educacional, Atividade Orientadora de Ensino

Resumen

O objetivo deste artigo é socializar uma pesquisa participante educacional desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, anos iniciais, de uma escola na modalidade de Educação Especial em um município do Paraná, Brasil. A atividade teve como base teórica e metodológica a Atividade Orientadora de Ensino - AOE (Moura, 1992; Moura et al., 2010). Tal atividade objetivou que os estudantes se aproximassem do conceito de número explorando os nexos conceituais: contagem, correspondência um a um, conservação e comparação de quantidades e representação de quantidades, por meio de um jogo, intitulado “Quem pega mais?”. Diante das interações, das respostas aos questionamentos intencionais da professora e das estratégias que os estudantes demonstraram durante o jogo, pôde-se observar que cada um se aproximou do conceito de número pelas relações que foram estabelecidas durante o jogo. 

Biografía del autor/a

  • Edilaine Damann da Luz Silva , Universidade Tecnológica federal do Paraná -campus Curitiba

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGFCET da UTFPR. Especialista em Educação Especial e Inclusão pela FAPI-PR; Psicopedagogia pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí; Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual pela Faculdade Polis Cvitas. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Atuo como professora no município de São José dos Pinhais, no Ensino Fundamental, na modalidade Educação Especial. Tenho experiência na área de educação básica, na educação infantil e séries iniciais. Sempre em busca de capacitação e aperfeiçoamento na área e atualmente interessada em estudos e práticas voltadas à aprendizagem na Educação Especial. Sou integrante do Projeto de Extensão da Secretaria Pedagógica de Matemática (OPM) vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Participo do Grupo de Formação de Professores com Base na Teoria Histórico-Cultural (GeForProf/GTHC) e do Grupo de Pesquisa Docência e Inclusão de Pessoas com Deficiência (GPI), ambos vinculados à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

  • Luciana Boemer Cesar Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR - Ponta Grossa -2020), Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR - Ponta Grossa - 2013). Especialista em Educação do Campo (FSB - 2013). Especialista em Metodologia para o Ensino de Matemática (FACEL - 2011). Licenciada em Matemática (UEPG - Ponta Grossa - 2010). Atua nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia de Software e Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos. Professora permanente da Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) - Campus Curitiba. Atualmente desenvolve pesquisas com as temáticas: Hortas em pequenos espaços e o Ensino de Ciências e Matemática. Metodologias ativas no Ensino de Ciências e Matemática. Educação Matemática e Educação do Campo. Matemática no contexto das Ciências Agrárias. Ensino de Ciências e Matemática na escola do campo.

  • Renata da Silva Dessbesel, Universidade Tecnológica federal do Paraná -campus Dois Vizinhos

    Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2009). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba (2013) Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul(2016). Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Franciscana - UNIFRA, Santa Maria/RS (2013). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR campus Ponta Grossa (2021). Professora do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos. Professora permanente no Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT-UTFPR). Vice-líder do Grupo de Pesquisa O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência - UTFPR. Membro do Grupo de Trabalho Diferença, Inclusão e Educação Matemática (GT13) da SBEM. Membro da Rede Colaborativa de Inovação na Educação Superior -EDUNOVA. Pesquisas na Educação Matemática, Ensino de Matemática, Educação Inclusiva e Educação Especial, com foco na Educação de Surdos.

Publicado

2025-05-03 — Actualizado el 2025-05-06

Versiones

Edición del evento

Tema

Tema 9: Estrategias para mejorar la enseñanza y el aprendizaje de las Matemáticas en la Educación Preescolar y Primaria

Categorías