La relación entre recursos didácticos y conceptos matemáticos: evidencias de una revisión sistemática

Autores/as

Palabras clave:

Aprendizaje matemático, Elaboración conceptual, Herramientas mediadoras, Finalidad del uso de los recursos didácticos, Revisión sistemática de literatura

Resumen

Este estudio, un recorte de una investigación doctoral, tuvo como objetivo verificar si el objetivo general de las producciones académicas establecía alguna relación entre la finalidad del uso de los recursos didácticos y la construcción y/o elaboración conceptual. El estudio adoptó un enfoque cualitativo, exploratorio y bibliográfico, con un procedimiento basado en la revisión sistemática de literatura. La redacción fue guiada por la herramienta Principales Ítems para Reportar Revisiones Sistemáticas y Meta-análisis (PRISMA). La recolección de datos se realizó en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones y en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES). El análisis reveló una conexión limitada con la construcción conceptual, lo que puede comprometer el impacto pedagógico de las investigaciones y reducir el potencial de los recursos didácticos como herramientas mediadoras del aprendizaje matemático.

Biografía del autor/a

  • Meire Nadja Meira de Souza, Universidade de Brasília

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação Matemática (EDUMAT).É mestra em Educação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Possui Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, pela UCB (2005) e em Educação Básica e Direitos Humanos na Perspectiva Internacional pela Universidade de Brasília (2023) e Licenciatura em Pedagogia pela UnB (2004). É professora do Ensino Fundamental I da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atuando principalmente na alfabetização de crianças nos anos iniciais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação, gestão, alfabetização e letramento e formação docente. É pesquisadora do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM, atuando há sete anos com formação inicial de professores e licenciandos do curso de Pedagogia. É tutora do curso Formação de gestores que atuam na Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o público assistido pela Educação Especial, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Compôs a diretoria da SBEM/DF (Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Distrito Federal) no período de 2020 a 2023. Atuou como formadora de gestores da Fundação Getúlio Vargas no curso Desenvolvendo Competências em Gestão Escolar. Atuou como colaboradora em processo de desenvolvimento de projeto de avaliação em larga escala do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) no período de 2021 a 2023.

  • Geraldo Eustáquio Moreira Geraldo Eustáquio, Universidade de Brasília

    Vencedor do grande Prêmio Anual de Educação em Direitos Humanos da UnB Mireya Suarez, da Secretaria de Direitos Humanos da Universidade de Brasília SDH/UnB (2023), na categoria Ensino Superior. Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, onde é Chefe de Departamento pelo terceiro mandato; está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. Desde 2022, é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Modalidade Profissional - PPGE/UnB-MP. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022). Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional, onde ocupa o cargo de Primeiro Secretário e compõe a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação.

Publicado

2025-05-03 — Actualizado el 2025-05-07

Versiones

Edición del evento

Tema

Tema 9: Estrategias para mejorar la enseñanza y el aprendizaje de las Matemáticas en la Educación Preescolar y Primaria

Categorías