Metacognição e ensino de geometria nos Anos Iniciais

Autores/as

Palabras clave:

Ensino Primário; Geometria; Metacognição.

Resumen

O baixo desempenho do Brasil em avaliações externas de matemática e os estudos realizados pelas pesquisadoras sobre metacognição e geometria instigaram o presente estudo. Este tem como objetivo investigar quais elementos metacognitivos emergem de uma prática pedagógica para o desenvolvimento do pensamento geométrico no quarto ano do ensino fundamental. A metodologia apresenta abordagem qualitativa, com análise descritiva. Os dados foram coletados por meio de fotografias, manuscritos de estudantes, áudios e diário de campo. Entre os resultados encontrados, destaca-se a contribuição do uso do Quadro KWHL para a evocação do pensamento metacognitivo, no que se refere às variáveis  pessoa, planificação e avaliação, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento geométrico.

Biografía del autor/a

  • Marli Teresinha Quartieri , Universidade do Vale do Taquari - Univates

    Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando nos cursos de graduação e de Pós-graduação (Programa em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE e no Programa em Ensino - PPGEnsino). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, investigação matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática.

  • Morgana Guadagnin, Universidade do Vale do Taquari - Univates

    Iniciou a graduação de Medicina no ano de 2022 na Universidade do Vale do Taquari.

  • Rejane Bianchini, EMEF Lauro Mathias Müller

    Mestra em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2018-2020), área de concentração em Ensino de Ciências Exatas, linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências Exatas; Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016); Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011); Graduação em Ciências - Habilitação: Matemática pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2008). Atua como professora alfabetizadora na EMEF Lauro Mathias Muller. Tem experiência como docente de alfabetização e matemática na Educação Básica, em Coordenação Pedagógica no Ensino Fundamental, em tutoria matemática em cursinho Pré-vestibular e em tutoria presencial em curso de graduação

Publicado

2025-05-03 — Actualizado el 2025-05-04

Versiones

Edición del evento

Tema

Tema 9: Estrategias para mejorar la enseñanza y el aprendizaje de las Matemáticas en la Educación Preescolar y Primaria

Categorías