Uma análise quase experimental do desempenho académico em geometria com futuros professores: estudo de revisão.
Palavras-chave:
formação de professores; educação primária; Desempenho académico; Geometria; Nível superior; Modelos, visualizaçãoResumo
O presente estudo centra-se na formação matemática no âmbito da licenciatura do Ensino Básico, onde a área da Matemática se encontra distribuída por três cursos obrigatórios durante o primeiro e segundo ano da licenciatura. Nesta apresentação é abordada a Fase 1, focada nos aspetos teóricos relacionados com o ensino e aprendizagem da geometria. Foi realizada uma revisão bibliográfica em diversas bases de dados académicas, como a Scielo, Google Scholar, entre outras, com o objetivo de analisar modelos, abordagens e resultados de pesquisas anteriores que abordam a formação geométrica dos futuros professores.
A revisão centrou-se no desempenho académico dos estudantes universitários em geometria, considerando os conhecimentos conceptuais, procedimentais e de visualização. Da mesma forma, foram analisadas teorias e modelos como o de Van Hiele, Hoffer, Shulman e Godino, bem como as abordagens de avaliação utilizadas em estudos internacionais, como o PISA e o ERCE. Esta análise permitiu-nos identificar os principais desafios que os futuros professores enfrentam na compreensão e no ensino da geometria, fornecendo um sólido enquadramento teórico para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que melhorem a sua formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.