Conhecimento construído na formação de professores em atendimento na área de Matemática. Estudo comparativo entre dois dispositivos: percurso e território.
Palavras-chave:
Saberes docentes, Enseñanza de la Matemática, Dispositivo de formaciónResumo
O objetivo do estudo é analisar os saberes produzidos em relação às práticas de ensino de Matemática, na formação em serviço de professores de escolas de Tempo Integral do Uruguai, que passaram por dois dispositivos com modalidades distintas: Curso e Território. Esses saberes não haviam sido até então analisados a partir das pequenas mudanças que os docentes identificam em suas práticas cotidianas, em função do dispositivo que lhes deu origem. Para esta pesquisa, foi utilizado um desenho metodológico de corte qualitativo, adotando elementos da Teoria Fundamentada, com o objetivo de construir categorias de análise que permitam observar e analisar o fenômeno. Como técnica central, foi utilizada a entrevista, uma vez que se procurou capturar vestígios dos saberes construídos a partir da voz das docentes, como aquilo que foi capitalizado e é possível ser colocado em palavras sob uma lógica de racionalidade (Tardif, 2004). A partir da codificação, foram construídas categorias que permitem observar os dispositivos em função do que eles possibilitam ou não na construção de saberes relacionados ao ensino da Matemática no contexto da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.