Jargão Etnomatemático de pessoas jovens e adultas surdas bilíngues
Palavras-chave:
Pessoas jovens e adultas surdas, Educação bilíngue de surdos, Língua Brasileira de Sinais, Programa Etnomatemática, Jargões etnomatemáticosResumo
O objetivo deste trabalho é investigar as contribuições da Etnomatemática, da Cultura Surda e da Linguística da Libras para o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos de pessoas jovens e adultas surdas bilíngues. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa, elegendo a Etnografia na Educação como lógica de investigação. O trabalho de campo ocorreu num curso de Educação Financeira para surdos em que os alunos e o professor eram surdos bilíngues. Os dados foram coletados por meio da Observação Participante e os instrumentos foram: videogravações, entrevistas semiestruturadas e anotações no diário de campo do pesquisador. Neste artigo, um evento de numeramento foi submetido à Análise Social do Discurso. Destaca-se que, enquanto expressão do desenvolvimento humano, a língua e, em particular, as manifestações linguísticas representadas pelos jargões de cada cultura se constituem em uma herança integral sociocultural da humanidade e como um empreendimento humanista ao se incorporarem as contribuições da Linguística e da Etnomatemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.