Formação de Professores com BlueBot: Pensamento Computacional e Foco em Gênero em Contextos Simulados
Palavras-chave:
Criterios de Idoneidad Didáctica, formación de profesores de matemáticas, Pensamiento computacional, Perspectiva de Género, reflexión docenteResumo
Este minicurso é uma inovação didática para a formação de professores, com foco no desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) com perspectiva de gênero. Por meio de atividades robóticas de resolução de problemas com o robô BlueBot, a reflexão didática é promovida em um ambiente simulado. Inicialmente, são apresentados conceitos-chave sobre PC, perspectiva de gênero e critérios de adequação didática. Os participantes trabalham em grupos: um grupo assume o papel de aluno na sala de simulação, enquanto o outro observa e faz anotações; em seguida, eles trocam de papéis. Cada grupo recebe um BlueBot e materiais de programação. Ao final, um membro de cada grupo atua como professor e, em uma reunião simulada de professores, eles avaliam em conjunto a sequência implementada usando critérios de adequação. O minicurso incentiva a análise crítica e o diálogo, promovendo uma compreensão mais profunda do PC com perspectiva de gênero por meio de experiências colaborativas e experienciais.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.